Editando meu PODCAST

Categoria:

Estou finalizando o primeiro podcast do blog Diário de Guerra do Colecionador.
Já fiz alguns antes como hobbie assim como este, o diferencial é que agora por mais divertido que seja fazê-lo, tento dar um ar mais profissional e com temas mais sólidos.
Vou mostrar o processo de produção que uso, desde as pautas até as imagens mostrando como eu edito no Sony Vegas e também quero mostrar que mesmo para um hobbie, eu estou trabalhando muito em cima para oferecer um material audível e de qualidade.

1º parte - Pauta:
Nos meus primeiros podcasts, eram somente bate-papo e brincadeiras, somente com um tema e sem linha do tempo definida como começo, meio e fim.
Agora com um pouco de experiencia resolvi apelar para a pauta que ajudou muito a organizar o podcast.

Exemplo:
1 - Inicio
*Base ou inicio do tema abordado e influências.

2 - Crescimento da categoria
*O auge do tema abordado, curiosidades, etc.

3 - Opiniões dos participantes
*Os preferidos pelos participantes.

4 - O futuro da franquia/categoria
*Opinião dos participantes sobre o futuro do tema abordado.

5 - Parte engraçada do tema
*Filme ou jogos engraçados ou bizarros sobre o tema.

6 - Divulgação das paginas dos participantes
*Em agradecimento, nada mais justo que deixarem fazer o merchan de suas paginas e seus trabalhos.

2º parte - Gravação:
Eu uso o Skype para a conversa em grupo e o programa Ifree Skype Recorder para gravar em mp3, muito bom e fácil de utilizar.

3º parte - Inicio da edição:
Uso o programa Sony Vegas, tanto para videos quanto para podcast, me identifiquei muito com ele e depois de muitas horas de tutoriais no youtube, aprendi o básico e da pra me virar com ele.

*Conversa gravada no Skype, sem edição.

Agora vem a parte demorada, eu chamo isto de "aparar o silêncio", tento tirar o máximo possível de momentos de silêncio dos participantes para o podcast ficar mais dinâmico.

*Tirando as "linhas retas", da muito trabalho mas pode acreditar, os ouvintes agradecem.

Depois de tirar o máximo possível de silêncio, está na hora de montar os blocos de conversa de acordo com as pautas para mais tarde, colocar a trilha sonora.

*Separando por pautas, cada bloco é uma pauta diferente, facilitando a transição e trilha sonora.

Para trilha sonora, eu baixo de acordo com o tema e se possível uma musica comentada na pauta. Algumas musicas eu baixo usando o Atube Catcher no youtube pois é difícil achar certas trilhas de jogos e filmes.

*Se possível, deixe as musicas na pasta do podcast, para uma futura revisão

Agora eu coloco a trilha nas pautas, tentando acertar o ritmo da musica com o ritmo da conversa, não é fácil.
Como as pessoas estarão mais interessadas no assunto do que que na música, eu deixo ela bem baixa mesmo, deixando apenas o inicio e o fim com volume normal para transição para outra pauta.

*Uso uma musica por pauta, copio e colo ela  algumas vezes

*Aqui, detalhe do inicio da musica com volume normal e depois regulo para abaixar no inicio da conversa da pauta.

Pautas com trilhas, chegou a hora de uni-las, aproveito para ouvir novamente e ver se tudo encaixa certinho.


*Quase acabando, mas aqui eu escuto novamente e vejo se da para cortar alguma parte onde falamos algo que já tenha sido dito ou até mesmo aqueles "Éeeeeee" eu tento excluir para diminuir o tamanho do podcast.

Depois de muito trabalho e horas ouvidas, falta renderizar e ouvir o podcast novamente para escutar os níveis de volume da musica e da conversa pois depois de renderizado pode haver pequenas diferenças de volume e pode precisar de ajuste.

*Se o assunto estiver muito bom mesmo, não adianta tentar cortar demais e ficar com partes sem sentido, melhor um podcast grande e bom do que um curto e meia boca (fora o desperdício).

4º parte - Hospedagem:
Eu uso o 4Shared que além de gratuito,  possui um player próprio com sistema de compartilhamento do player para sites e mesmo quem não é inscrito, pode usar senha e login do Facebook, então só não escuta quem não quiser mesmo.

5º parte - Detalhes:
A partir dai, depende do podcaster os ajustes, a capa para ilustrar o assunto, a divulgação etc.
Eu quis mostrar aqui o trabalho que tenho com um hobbie que gosto muito e que também me proporciona conhecer pessoas muito legais e a troca de informação também é um fator muito bacana, pois além de dar risadas, fico sabendo de muitas coisas sobre o assunto e outras coisas que cortei do podcast pois senão teria 2h.

Espero que tenham gostado e em breve, PAPO DE COLECIONADOR, aguardem.
PS - Influência total do NERDCAST (www.jovemnerd.com.br), meu podcast favorito, alias, o único que eu escuto.