Projeto Minha Casa PT-01

Categoria:

*Futura casa do colecionador :)

2015 está ai e neste ano tenho alguns projetos em mente (inclusive pessoais)e gostaria de compartilhar com vocês umas dicas e estratégias que aprendi ao decorrer dos anos, tanto sobre economia e dinheiro, quanto a se planejar e não ficar perdido no meio de contas e propagandas que querem sugar nosso dinheiro.
Outra coisa, entendam que eu não quero ostentar nada, só quero compartilhar minhas experiencias, erros e tentar passar um ponto de vista diferente do mundo e talvez até de nossos amigos que parecem demonizar pessoas que gostam de economizar ou que juntam e só compram em épocas de desconto ou pagam certas contas a vista se da pra parcelar sem juros, então as dicas e conselhos aqui são de um jovem adulto que está tentando prosperar da maneira mais certa e honesta possível e convido vocês a acompanhar minha aventura em rumo a vida adulta independente.
Vou falar rapidamente do saldo de 2014, onde finalmente arrumei um emprego fixo e já tenho um terreno pronto para construir minha casa, agora só falta mesmo o dinheiro dos materiais e mão-de-obra, se lerem uns posts atrás vão ver que eu consegui vender o terreno onde eu plantava palmeiras e estou esperando vender agora minha EcoSport ao qual recebi como parte de pagamento da venda de outro terreno na minha cidade.
*Terreno que vendi a vista em Herculândia.

Não pensem que sou rico por ter tido alguns terrenos em Herculândia, eram todos dos meus avôs quando eram vivos e foi ficando pra mim e pra minha mãe e quando eles compraram na época, foi muito barato mesmo.
Desde quando nasci eles já tinha estes terrenos e se fizer a conta no lápis, o que eu consegui vendendo, praticamente voltou o dinheiro que usamos todos estes anos pagando IPTU.
 Eu cuidei deles, dos três que tínhamos, capinava os safados sempre quando levantava mato e na verdade ninguém tinha dinheiro pra comprar eles até que saiu esse financiamento da Caixa e finalmente pude vendê-los a um tempo atrás (dois de três) e consegui uma graninha, ao qual eu fiz aplicações e investimentos e isso foi lá pra 2012/2013 ainda, quando eu consegui vender o ultimo terreno este ano, desta vez a vista, peguei somente o juros do investimento dos dois primeiros e completei para comprar a vista o meu terreno em Tupã-Sp e pagar o cartório e as papeladas, que não saiu barato, R$3.000.00 pro cartório e o Governo, nosso eterno sócio.
Eu sei a sorte que tenho de conseguir comprar um terreno a vista, eu realmente aconselho a quem quer comprar, juntar muito ou o que puder para não se endividar por anos a fio, mesmo que não saia todos os fins de semana, poupe e compre ao máximo a vista e isso vale pra qualquer coisa, qualquer coisa mesmo!

*Documento do meu novo terreno.

Um detalhe, quando estiver vendendo um terreno e o comprador for financiar pela Caixa Federal, deixe sempre uma margem como por exemplo R$3.000.00 a R$4.000.00 a mais no preço para financiamento pois leva muito tempo pra sair (até 10 meses) e essa margem cobre um pouco essa sensação de perda de dinheiro por causa da demora.
Uma regra que eu fiz e sigo a risca (como outras que aprendi também) é que o dinheiro dos dois terrenos que vendi não podem ser gastos, somente seus juros e rendimentos. Sempre coloco em investimentos a médio/longo prazo para esquecer e nunca contar com este dinheiro.

*Nem coube na minha garagem, ficou um tempo na casa dos pais da minha noiva e agora está a venda numa loja de um amigo .

*Carros, pior tipo de investimento, pelo menos no Brasil.

Uma dica, esperem, mas nunca peguem veiculo como parte de pagamento, mesmo por preço inferior ao da tabela Fipe para revender, como eu fiz.
Ainda não vendi ele e Janeiro já vou começar pagar IPVA e licenciamento, pelo menos não pago seguro pois estando na loja ele fica seguro.

Agora para construir minha casa, fora esperar a venda da Ecosport que quero usar para pagar a mão-de-obra, vou poupar 70% do meu salário para comprar os materiais, pois fui inspirado pela historia do Paulo Henrique Padroeiro que é bem mais jovem que eu e já deu uma lição muito bacana de humildade, perseverança e economia. Eu sempre gostei de ver videos que mostram pessoas comuns dando dicas e rotinas de como prosperar e isso me inspira para juntar e cumprir metas também sem sair me endividando ou gastando com coisas banais como smartphones de R$2.000.00 ou Playstation 4. 


Outra matéria legal é desta senhora que sabe guardar, faz muita pesquisa e nunca adia dividas, junte e pague IPVA, IPTU, seguro de carro e qualquer divida anual a vista, é muito difícil eu sei, mas desde o ano passado eu separo esse dinheiro e já pago, faço uns sacrifícios (e eu sou colecionador, é difícil evitar a vontade de comprar), mesmo que seja um DVD de R$10.00 eu não compro nada a não ser que estas dividas FATAIS e anuais sejam pagas a vista e sempre rende um desconto, pequeno mas ajuda e ai você já controla melhor o que pode gastar. 

Não ganho muito por mês, mas é o suficiente para minhas despesas e esse 70% que vou começar a poupar em Janeiro vai ser para os materiais de construção como cimento, tijolos/blocos, areia, brita, etc, pretendo começar levantar os muros em Março pois acaba a temporada de chuva aqui na região.