Comando Triplo Dolbuck - Você lembra?

Categoria:


Bom, para muitos, Dolbuck (Tokusou Kihei Dorvack, no original) isso é grego, ou melhor, japa!
De todas as pessoas que conheço, 0,00% ouviu dizer, assistiu ou sabe o que é esse anime/desenho (sim, desenho, nos anos 90 eu não conhecia o termo anime).
Então aqui vai uma viagem aos inicio dos anos 90 e vamos conhecer esse desenho que até hoje é um dos meus favoritos.
Agora você esta na época em que Jaspion e Changeman dominavam a TV e uma geração de crianças adorava essas séries com seus efeitos especiais e seus robôs gigantes. A cada fita da EVEREST que eu alugava tinha um trailer diferente de um desenho com a mesma temática desses heróis, robôs, ficção cientifica e heróis.


*Abertura das vhs da EVEREST, nostalgia pura.

Certa vez aluguei uns vhs de Jaspion e Jiraiya (Jiraiya havia acabado de chegar, fui o primeiro cliente da locadora a assistir o ninja) numa antiga locadora na pequena cidade de Tupã e sem querer num reflexo olhei uma capa com um robô diferente, diferente pois não era live-action e sim em desenho.
*Meu vhs com os primeiros dois eps. de Dolbuck


*Trailer que assistia nas fitas de Jaspion/Changeman

Me lembrei dos trailers do desenho que via nas fitas do Jaspion, não fiquei em duvida e resolvi levar somente Jiraiya e esse novo descobrimento, Dolbuque (sim, eu li assim na primeira vez, depois de assistir fiquei sabendo que se pronunciava Dolbaqui).
Por sorte, eu tinha alugado a fita que possuía os dois primeiros episódios, então não cai de para-quedas no meio da trama.
O ano é 1999 (isso era legal pois eu estava em 1990, e imaginava que em 1999 os aliens viriam a Terra e teríamos robôs e guerras... bom, sobrou as guerras entre humanos idiotas), algumas naves alienígenas exploram o céu terrestre, várias pessoas reportam o ocorrido e logo as autoridades entram estão em alerta.
Uma estação espacial da Terra capta várias naves e ovnis vindo em direção ao nosso mundo e ali já começa a destruição, em menos de 15 segundos a estação espacial é destruída.
Enquanto isso em um terreno de treino militar, um jipe é perseguido por um carro diferente, um tanque e um helicóptero, esses são os heróis da historia, Coronel Takashi, Masato, Louize e Pierre.
Após o treino eles são convocados a base voadora onde ficam os veículos de combate.
Mais dois personagens são apresentados, são Jackie (um garoto que na dublagem BR foi feito por uma mulher, ficou meio andrógeno) e o mecânico da equipe, Bob e seu pequeno robô de estimação Peter.
Os invasores já haviam aterrissado uma nave em um rio e eles partem para investigar a invasão .
Eles conseguem entrar dentro do ovni e descobrem duas pessoas la e são recebidos a tiros.
Masato mata dois invasores(são idênticos aos humanos, só mudam a cor da pele e cabelos, os cabelos verdes deles hoje passariam despercebidos pelo Japão).
Após isso inicia-se a invasão do povo edeliano a Terra, eles estão em busca de um novo lar, pois o planeta deles fora destruído, eles viajaram anos e anos, adormecidos em capsulas nas gigantes naves espaciais buscando um novo planeta para habitar.
Com a hostil invasão em nosso terreno, a equipe Dolbuck pega seus veículos e partem para a batalha.
Começa a festa, o jipe vira um robô humanoide que possui uma arma parecida com uma metralhadora AR15, o helicóptero possui armas mais leves e o tanque é o mais forte de todos, porem mais lento.
Inicia-se a batalha entre a Terra e o povo de Edelia. Os combates são feitos num clima bem tokusatsu com ótimas músicas e cenas de ação.
A trilha sonora é um espetáculo a parte.
*Minha coleção dos LP´S japoneses.

O desenho não deve em nada para a época em que foi produzido(1983).
Infelizmente a Everest Vídeo, que trouxe o desenho para o Brasil, não dublou os últimos episódios e quem conseguiu comprar os DVD´S do antigo vendedor SHEIDER, viu o final em japonês e não deve ter entendido nada assim como eu (infelizmente o final não me agradou muito, mesmo não tendo entendido nada do que diziam).
Sobre a dublagem, excelente, nada mais na minha opinião.
Durante os episódios dublados que podemos acompanhar, a trama é ótima e bem adulta para um desenho para crianças, acho que no 4º episódio Louize sem querer mostra os peitos quando tenta pegar seu biquíni na praia e há momentos trágicos também mas não vou dizer, procure achar os episódios, pois eu digo, compensa muito.
O mais chato é que quando se é uma criança e se curte muito um desenho ou mesmo um seriado como Jaspion, você quer ter os brinquedos dos robôs para brincar, mas não foi lançado sequer uma camisa sobre esse desenho no Brasil.
As vezes me pergunto, por que afinal a Everest apostou em um desenho que nem foi ao ar em tv aberta?
No Japão a historia foi meio diferente, la possuía todo tipo de material sobre o desenho e os brinquedos foram relançados a um tempo atras e podem ser achados no EBAY.

Carribar - Esbanjando detalhes.



A equipe Dolbuck, Carribar, Gazzete e Targus.



Carribar versão militar, esse é de linha de fabricação dos militares, aparecem no meio da historia.



Esses são os trajes dos soldados da Terra, se eu ganhasse na loteria, compraria a coleção completa...

*Minhas VHS originais e meus LP´S importados.

Tenho cinco fitas vhs, dvds copiados dos originais com áudio em BR ripados das fitas pelo Sheider e os lp´s. Esse cara (Sheider com é conhecido) foi responsável pelo Jaspion e companhia em DVD no Brasil muito antes da Focus Filmes.
Para informações mais detalhadas sobre Dolbuck acesse este site: http://comandodolbuck.blogspot.com.br/

ABERTURA/ENCERRAMENTO (FANTÁSTICA AS MUSICAS)

*ATUALIZAÇÃO:
Consegui comprar meu primeiro CARRIBAR/CALIBUR versão militar o/.Aproveitando o desconto do vendedor, comprei dois Goggle-Robos e vou fazer videos sobre eles pois são kits plásticos de montar, muito bacana.
Fique de olho no meu blog para grandes novidades!
Abraços!