Zone Riders - Você lembra?

Categoria:


Vamos voltar ao começo dos anos 90.
Não existia Cavaleiros do Zodiaco no Brasil, SBT e Manchete não pegava direito aqui no interior e Super Nintendo era um sonho para muitos.
Nesse tempo, a Rede Globo apostou em um desenho diferente de todos onde veículos com apenas uma roda e pequenos tanques-cadeira se degladiavam em um terreno urbano devastado.
Foi um verdadeiro divisor de aguas na minha vida, pois eu sempre acompanhei seriados como Jaspion, Chageman, etc e de desenhos eram raros os que possuiam veiculos legais e pessoas com uns equipamentos geeks (os mais legais da época que eu lembro eram Caça-Fantasmas, M.A.S.K e Transformers).
Fiquei louco com isso tudo sem contar os equipamentos característicos de cada personagem.
E com a internet fiquei sabendo que Spiral Zone foi baseado em uma linha de brinquedos da BANDAI, a empresa TONKA comprou os direitos dessa linha e fez uma remake dos personagens e historia.
O desenho Zone Riders (Spiral Zone) mostrava a historia de um esquadrão, os Zone Riders, que combatia uma equipe de vilões, os Black Widows, que tinha as Spiral Zones, grandes torres que transformam pessoas em zumbis com chagas espalhadas pelo corpo.E para se enfrentarem, e ai vem o espetáculo, eles usavam veículos nunca antes vistos ou pensados em quaquer universo de animação.
Do lado dos "GoodGuys", haviam motos especiais equipadas com mísseis e lasers e uma característica unica, uma roda só!
E ninguem nunca questionou o ponto de equilíbrio de um veículo desses, pois como era ambientado no futuro, nós crianças dos anos 90 achavamos que ainda iriamos andar numa coisa tão radical quanto uma moto de uma roda.

E não estavamos nem um pouco enganados, vejam a moto de uma roda funcionado com direito a making of de como fizeram ela:



Os líderes usam outro tipo de veiculo, do lado dos Zone Riders, o capitão usa uma roda gigante e a dirige usando o um comando que fica no centro dela!
E aqui um video de um inventor maluco com uma Rim Fire Cannon, só faltou ajustar o centro de equilíbrio do equipamento e o canhão!


Do lado dos Black Widows o capitão usa um tanque com pares e pares de rodas mega-fodasso.
Eles tambem contavam com mochilas e canhões acoplados a suas armaduras (Centurions com certeza tem uma inspiração em Spiral Zone)
Uma das mais legais era a mochila que virava um carrinho com gancho, que derrubava o oponente e carregava ele pelo chão.
Spiral Zone foi lançado em 1987 e teve 65 episódios produzidos.
Um box em dvd foi lançado nos EUA com todos os episódios e quem tiver sorte de comprar, com certeza não vai se arrepender.

Confira aqui a abertura, e uma observação, todo desenho que tinha uma ótima musica de abertura era com certeza muito legal.


Bom agora vem a minha decepção.
Eu nunca vi para comprar quando moleque, um personagem veiculo, não existia aqui na minha região. Nada nada.
E procurando na net, fico ainda mais puto, os brinquedos são espetaculares!
Detalhadíssimos, todos os personagens e todos os veículos.
Hoje eu escuto as pessoas falarem que desenhos eram maquinas de fazer dinheiro, etc etc, pombas, para a minha região não era assim não, nem sabia que existiam brinquedos de quase todos os desenhos que passavam, salvo Tartarugas Ninjas e He-Man.
Caça-Fantasmas tambem, vi apenas a propaganda dos brinquedos mas nunca achei.
Ser criança no interior de SP, vejo hoje, foi uma coisa bem primitiva.
Aqui algumas fotos e um vídeo americano do comercial dos brinquedos e acesse esse link que achei na internet, de um colecionador que tem todos os brinquedos e possui até umas fitas cassetes que parece conter as vozes dos personagens e sua frases. COLEÇÃO




OBS: Parece haver alguns personagens a venda no MercadoLivre, mas sem caixa e pelo horrivel preço de R$120.00 .
OBS 2: Já que lançaram um filme sobre G.I Joe, poderiam lançar um filme de Spiral Zone, imagina ver o Rim Fire Cannon de verdade nas telonas!
OBS 3: Para mais informações visitem o site (em inglês): http://www.spiral-zone.com/