TETSUJIN 28 - VOCÊ LEMBRA?

Venho apresentar para a nova geração, um desenho de um personagem que é antigo, muito antigo!

Tetsujin 28!

Sim, o nome do desenho é Tetsujin 28 no original vindo do Japão, nos EUA ele se chamava GIGANTOR e pasmem, no Brasil ele se chamava IRONMAN 28 nas capas e na dublagem se chamava HOMEM DE FERRO!!!
Por causa dessa tradução eu só conseguir achar o original  na internet a pouco mais de um ano, pois na época eu lembro que o garoto chamava o robô de Homem de Ferro e coloque Homem de Ferro no google para ver os resultados.

Bom vamos voltar a mágica década dos anos 80, onde realmente existiam heróis e não clichês.
Nessa época eu possuía entre 4 a 5 anos e nisso eu era viciado em apenas 3 coisas, TV a cores, robôs gigantes e vídeo-game.
Imagine um tempo onde ter uma tv colorida, um vídeo-cassete e um atari era como ter um pc com uma internet decente hoje em dia.
Meu falecido avô me levava sempre a uma locadora localizada do lado do Hotel Tamoyos, na cidade de Tupã, e essa locadora era interessante pois ela me ensinou a ser
um OLDSCHOOL desde moleque, pois la havia apenas filmes e desenhos antigos.
Em outras matérias falarei de outros desenhos que eu conheci graças aquela locadora.
O atendente sempre me dava uma sugestão para alugar, pois acho que compartilhávamos o mesmo gosto por robôs, desenhos e tokusatu.

*A direta a vhs que comprei no ML idêntica a que eu alugava.

A historia era o sonho de qualquer fã dessas maquinas gigantes esmagadoras de prédios, o garoto do desenho possuía uma maleta que se transformava em um controle de um poderoso robô.
Quando eu conseguia alugar uma coisa tão bacana como essas eu ficava o fim de semana inteiro assistindo a fita VHS de apenas 2 episódios.
O ponto negativa da locadora era que ela possuía poucas fitas, de Tetsujin havia apenas essa VHS.


Ele começou como um mangá em 1956, escrito e ilustrado por Mitsuteru Yokoyama. Em 1963 ele virou o primeiro desenho japonês a possuir um robô gigante. A historia se passa na 2º Guerra Mundial, onde o cientista Dr. Kaneda cria uma arma para proteger o País e o batiza de Tetsujin 28-go. Mas o projeto só é concluído quando a guerra já havia terminado e o Dr Kaneda falece por problemas de coração. O robô e todo seu projeto agora são de seu filho de 10 anos, Shotaro, que o usa para combater o crime e robôs vilões.
Foram feitos vários desenhos, o primeiro onde é bem fiel ao mangá e ainda em preto e branco e a segunda que é a que eu conheço, o robô tem uma forma menos comica e é mais séria:


*Veja a diferença para o desenho dos anos 80:


*Essa é a abertura do desenho remake dos anos 60:


Bom, vendo no youtube parece haver um Tetsujin que alem de ter o robô original também possui um novo...

Procurando no Wikipedia descobri isso:

Tetsujin 28 FX

Sequência de Shin Tetsujin 28, de 1980. Segue as aventuras do filho de Shotaro, Masato (caraca!), que controla uma nova edição de Tetsujin e trabalha para uma agência de detetives junto com outras crianças, entre elas, Shiori Nishina, neta do inspetor Otsuka. O Tetsujin FX era controlado por um controle remoto em formato de arma, que tinha de ser apontada e disparada na direção do robô para que ele obedecesse aos comandos. A série passou na Nippon TV de 5 de abril de 1992 até 30 de março de 1993, totalizando 47 episódios. Foi também transmitida para toda a América Latina.
Ele tem upgrades e as batalhas parecem ser bem emocionantes.

O pior dessa nova fase (anos 90) é que eu nunca tinha ouvido falar em lugar nenhum e sei que dificilmente passaria em tv brasileira já que nem o original, nem o dos anos 80 passou, o que é uma pena pois parece ser um ótimo desenho com uma ótima trilha sonora e de bônus ainda mostra o Tetsujin na forma de 1963 o que é uma grande homenagem.

Já ia me esquecendo, parece também haver filmes.
Esse trailer achei meio chocho, pois parece bem amador:


Essa versão tem estilo americano e parece ser fiel ao original e bem divertido:


Concluindo, se você tiver a chance de ver esse desenho, avô de qualquer robô gigante, assista, pois ele faz parte da historia dos desenhos animados e do anime!
Até a próxima!

Atualização:
Estou disponibilizando os dois episódios da minha VHS que ripei usando a porcaria da EasyCap, espero que gostem:

Download

9 comentários : Leave Your Comments

  1. Olá! Muito legal essa matéria. Não conhecia esse personagem, mas assim como muitas pessoas, os desenhos japoneses fizeram parte da infância de muita gente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. eu acho q num eh da minha eopoka nao :S sAKOPSaospAPOPSaps'

    ResponderExcluir
  3. cara, muito obrigado

    tinha um VHS com duas histórias do "homem de ferro" o mulequinho chamava-se ricardo

    tinha uma bela trilha sonora e nessa época (91-94) eu só gostava dessas coisas tbm... tv... desenho e o velho atari e master system

    não sei se você se lembra do capitulo... que tinha um exército de pedra e tinha uma princesa presa

    muito bom

    obrigado outra vez

    ResponderExcluir
  4. amigo show de bola...
    eu assisti a um total de 4vhs de ironman 28, extamente na msma epoca q a sua!
    se possivel entre em contato pelo e-mail: williancursilhos@hotmail.com

    sabe se hoje em dia é possivel conseguir a serie completa em espanhol ou na versão brasileira?

    ResponderExcluir
  5. Cara estou a anos procurando o Ironman28 mas nunca achei. Eu alugava sempre que ia na locadora em 1990 muito bacana esse desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae tudo bem? O post foi atualizado com dois episódios que eu ripei da minha VHS, espero que gostem, pode ser assistido online ou fazer download.

      Excluir
  6. CARA, ASSIM COMO OS DEMAIS AQUI E VOCÊ TAMBÉM, PASSEI ANOS E ANOS PROCURANDO ESSE DESENHO E TUDO MAIS. NUNCA ACHAVA EXATAMENTE POR CAUSA DO NOME E A DUBLAGEM DIFERENTE. NO YOUTUBE SÓ TEM EM ESPANHOL, SERÁ QUE ALGUÉM CONSEGUIRIA DISPONIBILIZAR EM PORTUGUÊS? E SE A GENTE PUDESSE FAZER UM ENCONTRO DE FÃS DESSE DESENHO? SERIA MUITO LEGAL!! REALMENTE VOCÊ RESGATOU MINHA INFÂNCIA, MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae Jefferson tudo bem? Cara seria demais um churrasco com a galera nostálgica que curte desenhos antigos como Tetsujin, Mask, Spiral Zone, Dolbuck. Meu sonho brow kkkkk. Eu assisti vários episódios em inglês que manjo um pouco melhor que espanhol e infelizmente também não acho em português :( . Abraços!

      Excluir

ADS

ADS

Criar cartão de visita

Postagens populares