TETSUJIN 28 - VOCÊ LEMBRA?

Categoria:

Venho apresentar para a nova geração, um desenho de um personagem que é antigo, muito antigo!

Tetsujin 28!

Sim, o nome do desenho é Tetsujin 28 no original vindo do Japão, nos EUA ele se chamava GIGANTOR e pasmem, no Brasil ele se chamava IRONMAN 28 nas capas e na dublagem se chamava HOMEM DE FERRO!!!
Por causa dessa tradução eu só conseguir achar o original  na internet a pouco mais de um ano, pois na época eu lembro que o garoto chamava o robô de Homem de Ferro e coloque Homem de Ferro no google para ver os resultados.

Bom vamos voltar a mágica década dos anos 80, onde realmente existiam heróis e não clichês.
Nessa época eu possuía entre 4 a 5 anos e nisso eu era viciado em apenas 3 coisas, TV a cores, robôs gigantes e vídeo-game.
Imagine um tempo onde ter uma tv colorida, um vídeo-cassete e um atari era como ter um pc com uma internet decente hoje em dia.
Meu falecido avô me levava sempre a uma locadora localizada do lado do Hotel Tamoyos, na cidade de Tupã, e essa locadora era interessante pois ela me ensinou a ser
um OLDSCHOOL desde moleque, pois la havia apenas filmes e desenhos antigos.
Em outras matérias falarei de outros desenhos que eu conheci graças aquela locadora.
O atendente sempre me dava uma sugestão para alugar, pois acho que compartilhávamos o mesmo gosto por robôs, desenhos e tokusatu.

*A direta a vhs que comprei no ML idêntica a que eu alugava.

A historia era o sonho de qualquer fã dessas maquinas gigantes esmagadoras de prédios, o garoto do desenho possuía uma maleta que se transformava em um controle de um poderoso robô.
Quando eu conseguia alugar uma coisa tão bacana como essas eu ficava o fim de semana inteiro assistindo a fita VHS de apenas 2 episódios.
O ponto negativa da locadora era que ela possuía poucas fitas, de Tetsujin havia apenas essa VHS.


Ele começou como um mangá em 1956, escrito e ilustrado por Mitsuteru Yokoyama. Em 1963 ele virou o primeiro desenho japonês a possuir um robô gigante. A historia se passa na 2º Guerra Mundial, onde o cientista Dr. Kaneda cria uma arma para proteger o País e o batiza de Tetsujin 28-go. Mas o projeto só é concluído quando a guerra já havia terminado e o Dr Kaneda falece por problemas de coração. O robô e todo seu projeto agora são de seu filho de 10 anos, Shotaro, que o usa para combater o crime e robôs vilões.
Foram feitos vários desenhos, o primeiro onde é bem fiel ao mangá e ainda em preto e branco e a segunda que é a que eu conheço, o robô tem uma forma menos comica e é mais séria:


*Veja a diferença para o desenho dos anos 80:


*Essa é a abertura do desenho remake dos anos 60:


Bom, vendo no youtube parece haver um Tetsujin que alem de ter o robô original também possui um novo...

Procurando no Wikipedia descobri isso:

Tetsujin 28 FX

Sequência de Shin Tetsujin 28, de 1980. Segue as aventuras do filho de Shotaro, Masato (caraca!), que controla uma nova edição de Tetsujin e trabalha para uma agência de detetives junto com outras crianças, entre elas, Shiori Nishina, neta do inspetor Otsuka. O Tetsujin FX era controlado por um controle remoto em formato de arma, que tinha de ser apontada e disparada na direção do robô para que ele obedecesse aos comandos. A série passou na Nippon TV de 5 de abril de 1992 até 30 de março de 1993, totalizando 47 episódios. Foi também transmitida para toda a América Latina.
Ele tem upgrades e as batalhas parecem ser bem emocionantes.

O pior dessa nova fase (anos 90) é que eu nunca tinha ouvido falar em lugar nenhum e sei que dificilmente passaria em tv brasileira já que nem o original, nem o dos anos 80 passou, o que é uma pena pois parece ser um ótimo desenho com uma ótima trilha sonora e de bônus ainda mostra o Tetsujin na forma de 1963 o que é uma grande homenagem.

Já ia me esquecendo, parece também haver filmes.
Esse trailer achei meio chocho, pois parece bem amador:


Essa versão tem estilo americano e parece ser fiel ao original e bem divertido:


Concluindo, se você tiver a chance de ver esse desenho, avô de qualquer robô gigante, assista, pois ele faz parte da historia dos desenhos animados e do anime!
Até a próxima!

Atualização:
Estou disponibilizando os dois episódios da minha VHS que ripei usando a porcaria da EasyCap, espero que gostem:

Download