Entrevista: Mauricio Guarche

Categoria:

Uma mega-entrevista com um grande colecionador de itens dos anos 80/90, Mauricio Guarche.
Aqui ele fala um pouco sobre sua linda coleção de brinquedos, dvds, revistas e importados.
Dá dicas e conta como foi a emoção de encontrar um heroi de infância.

1 - Quando você começou a colecionar?
Comecei a coleção meio que sem querer....Nunca jogava nada fora!
Quando eu vi eu tava cheio de "tranqueiras"de Tokusatsu.
Lembro que minha primeira revista de Jaspion & Changeman eu ganhei em 88,eu era moleque ainda...de lá pra cá ganhei bonecos, discos, uma infinidade de produtos!
Até que em meados de 2003 tive acesso à internet e meus horizontes foram ampliados e comecei a buscar os Toys importados! Depois disso não parei mais!

2 - Você gosta muito dos icones dos anos 80, certo? Quais desses ícones você mais gosta de colecionar? 
 Correto. Sou aficionado pela cultura pop dos anos 80!Meus ícones favoritos são os heróis japoneses! Mas também curto personagens de cinema americano! Mas os que mais gostei de adquirir as coleções de Toys importados foram Jaspion & Changeman que tenho bem dizer as coleções completas!

3 - Quais são seus itens mais raros?

Difícil responder essa...Tenho muita coisa que não se acha mais. Tanto nacionais quanto importados, mas acredito que o mais raro seja um set original japonês do Machineman, que contém um boneco e o carro que se transforma em jato, datados de 1984.

4 - Quais os seus itens favoritos?

Bem...Não poderia ser diferente, os bonecos originais japoneses de Jaspion, Daileon, Changeman, Change Robô etc...e tenho um carinho especial por um boneco da Medicom Toys que é a forma civil do policial do espaço GABAN! Gosto muito desse boneco.

5 - você ainda possui brinquedos da sua infância ou teve que comprar novamente?
 Sim possuo brinquedos da infância! Alguns tive que comprar de novo! Se eu encontro algo que eu já tenho em melhor estado de conservação, compro também e substituo, também já comprei alguns que tive vontade de ter e não tive e hoje quando encontro eu compro!

6 - O que você acha da qualidade dos brinquedos/gibis/dvds nacionais em comparação com os importados?
 
 
A qualidade dos importados é infinitamente superior! Não há como negar, principalmente brinquedos!!! Material usado, pintura, acabamento...

7 - O que você tambem gosta de colecionar além de brinquedos?

 Dvds, sou viciado em comprar dvds de cinema 80 em geral, ação, aventura, comédia, bem os clássicos da "sessão da tarde".

8 - Uma grande curiosidade, qual a sensação de encontrar o Jiraiya (Takumi Tsutsui) e Akira Kushida?
 
 Bem...pra quem é fã ardoroso de series japonesas, não tem como descrever a sensação de ver um herói de infância ali na sua frente,em carne e osso! A minha primeira reação foi abraçar e dar um beijo na bochecha! (às vezes um gesto vale por mil palavras!! foi o que pensei na hora...). Beijei também o Akira Kushida, intérprete das canções de Jiraiya, Jaspion, Jiban e outros (Essa cena eu tenho foto!). Ver ele cantando as músicas ao vivo é uma emoção muito grande... Não nego: Chorei em vários momentos do show, lembrando de uma época saudosa, mágica e bonita à qual guardo boas lembranças...

9 - Por favor, deixe umas dicas para fãs que também querem começar uma coleção.

 Escolha um tema(cinema, anime, tokusatsu, hq) e dedique-se à um deles apenas e vá atras do que você conseguir relacionados a ele. Se você começar várias coleções ao mesmo tempo fica mais dificil de manter( R$ !!!)
Comece uma coleção sempre pelo personagem menos popular! Geralmente eles são fabricados em menor proporção e com o passar do tempo torna-se difícil encontrá-los!
 Procure vendedores de confiança que já estejam no ramo á algum tempo e de preferência com qualificações positivas de compradores.
Acho que é isso, colecionador precisa ter muita paciência, força de vontade e acima de tudo "Amor" por sua coleção.
Até mais e boa sorte para os futuros colecionadores!

Muito obrigado Mauricio, pelo seu tempo. Agradeço também as fotos, nós apreciadores ficamos deslumbrados com essa perfeita coleção, e que ela sempre aumente!

Para quem quiser entrar em contato com Mauricio, aqui esta seu perfil no facebook onde possui centenas de fotos de sua incrível coleção: